Com um total de 200 participantes, foi realizada na manhã do último sábado (12), no município de Beneditinos, a Corrida Centenária, evento que faz parte da programação comemorativa dos 100 anos de emancipação política da cidade. Para participar da corrida que teve 5 KM, os participantes tiveram que doar um quilo de alimento não perecível, eles concorreram a troféus de primeiros colocados e todos os participantes ganharam um kit do evento e medalha de participação.

Para à secretária dos esportes do Piauí, Josiene Campelo, que é filha da cidade, esse evento feito através de emenda parlamentar destinada pelo Deputado Estadual Evaldo Gomes (Solidariedade), visa garantir aos moradores do município o acesso à cultura e o esporte. De acordo com Josiene Campelo, a intenção do poder público estadual é incentivar cada vez mais essas práticas no município, a fim dar continuidade a descentralização dos projetos culturais e esportivos.
“Beneditinos completou recentemente 100 anos de emancipação política e por isso a cidade não poderia ficar sem receber esses incentivos. Só temos a agradecer ao deputado Evaldo Gomes e o apoio do Governo do Estado e da prefeitura que deram todo o suporte necessário para a realização da Corrida Centenária”, disse a secretária, afirmando ainda que a participação da população também foi fundamental para o sucesso do evento.
O secretário municipal de cultura de esporte de Beneditinos, Filho Marque destacou os avanços no município na área da cultura e esporte. Segundo ele, a cidade só tem a ganhar com essas parcerias e a prova disso, de acordo com ele, foi o sucesso do Festival de Cultura e agora a Corrida Centenária que superou a expectativa dos organizadores.
“Além de atrair os filhos da terra, a corrida também trouxe muitos competidores de outras cidades, e isso acaba movimentando a economia local, gerando mais renda para os beneditinenses. Vamos avançar cada vez mais, e agora com esse suporte da Secretaria Estadual de Cultura e da Secretaria Estadual dos Esportes, a gestão municipal de Beneditinos poderá realizar mais e mais atividades na cidade” destacou Filho Marques.
O professor Renato Sampaio, disse que a corrida serve como espelho para divulgar os potenciais da cidade, além de incentivar os jovens e adultos a praticarem atos saudáveis. Renato que é casado com uma beneditinense, conta que já tem o hábito de participar de competições na capital, e agora com essa abertura no município, ele garante que a cidade só tem a ganhar.
“O evento foi bem organizado, e isso vai incentivar os moradores daqui e também temos a certeza que vai trazer mais e mais competidores de outras cidades. Beneditinos só tem a ganhar com esses investimentos, pois agora no cenário esportivo, se igualamos como as grandes cidades que já tinham em seus calendários esportivos a realização de maratonas iguais a realizada no nosso centenário”, disse Renato Sampaio.
Os alimentos recebidos durante os recebimentos dos kits da competição terão um fim social dentro do próprio município. O mesmo foi realizado por meio de Emenda Parlamentar destinada pelo deputado Evaldo Gomes, por meio do Governo do Piauí e Secretaria Estadual de Cultura.
CLASSIFICAÇÃO COMPLETA CENTENÁRIO










