Reajustes na tarifa, multas e pedidos renegociação de débitos são as principais reclamações realizadas pelos teresinenses sobre a concessionaria Águas de Teresina. Há um ano e meio à frente dos serviços de abastecimento de água e coleta e tratamento de esgoto da capital piauiense, a empresa tem disponibilizado diversos canais de atendimento e chega a receber 48 mil solicitações por mês.
Fotos: Ascom Águas de Teresina
De acordo com o presidente da Agência Reguladora dos Serviços de Teresina (Arsete), Edvaldo Marques, a principal queixa dos usuários é o aumento da tarifa e as multas impostas, caso consumidor viole o lacre dos hidrômetros.
“Como os hidrômetros ficam na calçada do lado de fora da residência, os usuários reclamam que vândalos podem estar violando o lacre e só descobrem quando a multa chega. É uma política que ainda estamos analisando como agir, porque não há a garantia de que foi realmente um vândalo ou se foi tentado fazer uma ligação clandestina. Por isso orientamos a procurar a própria empresa ou o Procon”, destaca o regulador.
Sobre os reajustes, ele afirma que a Arsete é vigilante e todo aumento é calculado de acordo com uma tabela pré-estabelecida. “Mas, o fato é que eles têm realizado os serviços e empresa privada é assim, faz mas cobra. E quando mexe no bolso a população reclama mesmo, todos nós reclamamos, não tem jeito”, admite.
Ligações clandestinas são consideradas crimes
O Procon registrou 207 reclamações sobre a empresa Águas de Teresina, entre os dias 1º de janeiro e 15 de abril deste ano. As mais frequentes são dúvidas sobre reajuste da tarifa e a suspeita de cobrança indevida. Segundo o Procon, a empresa sempre procura resolver essas questões fazendo as correções nas contas dos consumidores.
E a própria empresa revela que a negociação de débitos é o principal serviço solicitado pelos canais de atendimento. Com uma média mensal de 48 mil solicitações, seis mil é para este serviço.
De acordo com Fernando Lima, Gerente do Centro de Controle e Operações da Águas de Teresina, os hidrômetros no interior das residências inviabilizava a leitura, porque nem sempre era possível o leiturista ter acesso e corria o risco da conta ir errada. “Como estamos substituindo os hidrômetros antigos, que marcava um consumo excessivo, estamos instalando na parte externa dos imóveis”.
Ele ressalta que religação clandestina é crime e que gera um impacto negativo na qualidade de água do usuário e isso se transforma em um risco para a saúde. Enfatiza ainda que o criminoso também está passível de multa.
As solicitações mais atendidas são: negociação de débitos, religação, reparo de vazamento (ramal e cavalete); atualização cadastral; solicitação de 2ª via de fatura e ligação nova de água e esgoto.
Sobre os canais de atendimento, Fernando Lima destaca que todas as demandas geram uma Ordem de Serviço que é aberta na sequência do atendimento. O tempo da resposta depende da solicitação, mas ele disse que as equipes trabalham para resolverem o mais rápido possível.
“Quando é vazamento é um pouco mais complexo, porque as vezes precisa de equipamentos mais pesados como retroescavadeira. Mas, religação o deslocamento é rápido segundo as equipes disponíveis”, exemplifica Fernando Lima.
Já as solicitações que precisam de documentos, é preciso ir nas lojas físicas ou aos mutirões de negociação que ocorrem durante o ano.
Serviços mais solicitados e média mensal
– Reparo de vazamento (ramal e cavalete) —————— 5.500
– Negociação de débitos —————————————– 6.000
– Religação ————————————————————- 5.600
– Atualização cadastral ———————————————- 4.270
– Ligação Nova de Água e Esgoto ——————————– 470
– Solicitação de 2ª via de fatura ———————————– 5.720
Informações necessárias:
Para que o atendimento se dê de forma mais ágil, a pessoa deve ter em mãos o número da matrícula (disponível no canto superior da fatura), RG, CPF e endereço do titular.
Ordem de Serviço Online:
Com a OS online, a empresa consegue ter mais agilidade na distribuição dos serviços e nas operações de um modo geral. A tecnologia reduz o uso de papel e a burocracia e há melhoria significativa no tempo de resposta ao usuário. Através dessa ferramenta, o programador consegue acompanhar todas as ordens de serviços que foram abertas e direcionar as equipes conforme cada atividade a ser executada, destacando localização e prioridade do atendimento.
Onde buscar atendimento | Canais de atendimento:
0800 223 2000 (ligação gratuita; funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados)
115 (funcionamento 24 horas, inclusive nos finais de semana e feriados)
Whatsapp
98124-3199
Seg. à sex, de 8h às 18h
Serviços Online
https://aeservicosonline.com.br/
Águas App (disponível para Android e IOS)
Lojas | Atendimento Presencial
Buenos Aires: Rua Engenheiro Alves de Noronha, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Centro: Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 2438.
Horário: (7h às 17h)
Shopping da Cidade: Praça da Bandeira, s/n.
Horário: (7h às 17h30)
Itararé: Avenida Joaquim Nelson, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Parque Piauí: BR 316, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Santa Maria da Codipi: Rua Ministro Sérgio Mota, s/n.
Horário: (7h às 17h)
Espaço da Cidadania, Shopping Rio Poty: Avenida Marechal Castelo Branco, 911.
Horário: (7h às 17h)
Espaço da Cidadania – Show AutoMall – Avenida João XX III
Horário: (7h às 13h)
Ouvidoria
A Ouvidoria da Águas de Teresina funciona como representante do cliente dentro da empresa, agindo em segunda instância de atendimento, orientando quanto aos direitos e deveres do usuário e atuando como agente da melhoria de produtos e serviços oferecidos pela Concessionária.
Para ser atendido pela Ouvidoria, é obrigatório que o usuário já tenha utilizado um dos canais de atendimento da Águas de Teresina e informe o número de protocolo. Assim, o setor funciona como um elo de comunicação, aproximação e entendimento entre a empresa e os clientes.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira: 09:00 às 16:00
Por: Caroline Oliveira
Fonte: Cidadeverde.com