Os eventos contarão somente com a participação dos homenageados e dos Membros do Conselho da Ordem Estadual do Mérito do Piauí.
Por causa da pandemia da Covid-19, as solenidades em alusão ao Dia do Piauí, comemorado na próxima segunda-feira (19), terão um público restrito. Entretanto, os piauienses poderão acompanhar as comemorações, que iniciaram nesta sexta-feira (16), pela internet.
São atos cívico-militares e celebrações religiosas que vão ocorrer em Teresina e Parnaíba. A transmissão será feita pelas redes sociais do Governo do Piauí e por dois canais de televisão local.
Os eventos contarão somente com a participação dos homenageados e dos Membros do Conselho da Ordem Estadual do Mérito do Piauí, obedecendo todas as recomendações feitas pelo COE/PI, devido a pandemia da Covid-19. Os cultos e as missas obedecerão aos protocolos e o número de pessoas já estabelecidos para as Igrejas nos decretos.
Palácio de Karnak, em Teresina — Foto: Divulgação
Confira a programação:
Em Teresina
Dia 16 de outubro
- 18h – Culto em Ação de Graças com transmissão da Igreja de Deus Missionária
Dia 19 de outubro
- 17h – Missa em Ação de Graças com transmissão da Catedral de Nossa Senhora das Dores
- 18h – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí com transmissão do Clube dos Diários
Em Parnaíba
Dia 18 de outubro
- 17h – Culto em ação de graças com transmissão da Primeira Igreja Batista em Parnaíba
- 18h – Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí com transmissão do Teatro Saraiva
Dia 19 de outubro
- 7h30 – Aposição de Corbelha de Flores no Monumento da Independência e Hasteamento de Bandeiras – Praça da Graça
- 8h – Te Deum Laudamus em Ação de Graças com transmissão da Catedral de Nossa Senhora da Graça
Decretos no Piauí de isolamento social
Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.
O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.
Prevenção, contágio e sintomas
Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.
É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar). Um guia ilustrado preparado pelo G1 ajuda a tirar dúvidas.