A Prefeitura de Teresina, através da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (Semplan), realizou nesta quarta-feira (03), a 6ª edição das Cirandas Formativas, projeto que discute temas voltados para a primeira infância.
O encontro contou com a palestra da escritora e apresentadora Elisama Santos. A apresentação foi transmitida para diversas outras cidades e abordou o tema “As famílias: apoiando a parentalidade e fortalecendo redes”.
“Crianças não são o futuro sem presente. A gente olha a criança o tempo inteiro como se ela fosse somente o futuro. A gente vê a criança o tempo inteiro como algo que vai vir a ser. A gente precisa lembrar que a criança já é alguém hoje, alguém complexo, alguém que se sente como a gente, alguém que tem medos como nós temos, alguém que tem dores como nós temos, alguém que tem expectativas sobre a vida como nós temos. Não podemos esquecer, criança existe, não é um futuro adulto, é uma criança.” explica a palestrante Elisama Santos.
Os conteúdos abordados foram: Parentalidade positiva; Importância do trabalho com famílias; O que são redes de apoio e qual a importância delas; Como fortalecer os vínculos entre a comunidade e estabelecer redes de apoio; Parentalidade positiva e estratégias de fortalecimento das famílias; Masculinidade tóxica e paternidades. O evento ocorreu no espaço Thech e reuniu representantes da Semplan, Semec, FCMC, FMS, Semcaspi, Semp e Saads.
A Ciranda Formativa é uma estratégia de engajamento e capilarização da pauta da Primeira Infância entre as Secretarias Municipais de Teresina. Esta ação tem como propósito envolver gestores, servidores, equipes técnicas e membros do Comitê da primeira infância, na pauta da primeira infância; alinhar conhecimento sobre o tema; formar e consolidar a visão da gestão pública sobre as ações para a primeira infância; dar visibilidade e potencializar os programas, políticas e ações de primeira infância já desenvolvidas na cidade. As temáticas abordadas, contemplam uma visão de criança como cidadã, sujeito de direitos, produtora de cultura e saberes.
Tendo como referência as contribuições da psicologia, pedagogia, sociologia e neurociência trazidas pelo Plano Nacional da Primeira Infância. Os conteúdos a serem discutidos são comuns às mais diversas áreas como: saúde, educação, planejamento, assistência social, trânsito e transporte, finanças, cultura, esporte e lazer.
A Urban95, parceira no desenvolvimento dessas atividades, é uma iniciativa que oferece suporte e acompanhamento para construir diagnósticos sobre a primeira infância, implementar o Plano Municipal pela Primeira Infância e promover ações de requalificação de espaços públicos, mobilidade para famílias, gestão de dados e melhorias de serviços para a primeira infância.