Novas chuvas fizeram famílias deixar as próprias casas novamente por medo de mais tragédias
Cenas de alagamento pareciam estar no passado em Porto Alegre. Quando os moradores começavam a retomar a rotina e voltavam para casa, novas enchentes surgiram. A água voltou a subir. Saía pelos bueiros. Para quem ainda contabiliza os prejuízos, o desespero impera.
Nas últimas horas, choveu forte, sem parar. Lugares que, antes, não foram alagados, hoje, ficaram tomados pela água. Ruas que já estavam secas voltaram a ficar inundadas em bairros da Zona Sul e da região central.
Adultos, crianças, idosos e os animais de estimação partiram mais uma vez. O medo os faz deixar as próprias casas novamente. O Hospital Mãe de Deus voltou a ficar ilhado. Próximo, quem tinha voltado ao trabalho precisou ser retirado de barco.
O nível do Lago Guaíba estabilizou abaixo dos 4 metros, mas ventos fortes que chegam do sul reduzem o escoamento da água. O sistema de esgoto também fez aumentar a inundação de hoje, na cidade, com bueiros entupidos.
O Departamento de Água e Esgoto de Porto Alegre informou que a bomba de drenagem que poderia evitar a inundação na região dos bairros Menino Deus e Cidade Baixa teve um problema no motor. Com isso, funciona parcialmente.
Já na Zona Norte, onde muita gente ainda nem conseguiu voltar para casa, mais da metade das bombas para tirar a água das ruas não funcionam.