Barras: Rio Marathaoan está com níveis acima da cota de alerta

A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), divulgou, neste domingo (19), o Boletim do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Parnaíba, onde aponta que o Rio Marathaoan, no município de Barras, continua a apresentar níveis acima da cota de alerta, de 3,96 metros às 08h45, e com previsão de manutenção do nível em 3,94 metros nas próximas oito horas. Isso representa 26 cm abaixo da cota de inundação.

Boletim  do Sistema de Alerta – Rio Marathaoan (Foto: Divulgação/CPRM)

Em relação ao rio Longá, em Esperantina, a plataforma de coleta de dados (PCD) parou de transmitir às 02h45 de hoje, com cota 5,97 metro. Quanto à Luzilândia, o rio Parnaíba apresenta-se em situação de atenção. A cota atual do rio é de 4,48 metros, e nas próximas 12 horas tem tendência de chegar a valores próximos a 4,61 metros.

Já o rio Poti em Teresina continua em situação normal.  A cota atual é de 6,76 metros e a tendência é que o rio eleve o seu nível nas próximas dez horas, para valores em torno de 7,44 metros. Quanto ao rio Parnaíba, nas cidades de Barão de Grajaú (MA) / Floriano (PI), a PCD parou de transmitir às 20 horas de ontem (18), com cota 6,42 metros.

(Foto: Reprodução)

Nas cidades de Teresina/Timon, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,22 metros, e nas próximas oito horas há tendência de elevação do nível que deve oscilar em torno da cota 5,55 metros, entrando em situação de Alerta.

Informamos que a CPRM continuará monitorando a situação hidrológica da bacia, mantendo os órgão competentes devidamente informados. Os dados gerados podem ser acessados livremente em http://www.cprm.gov.br/sace/parnaiba .

Os dados hidrológicos utilizados no Boletim são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).

Por: Isabela Lopes, com informações do CPRM

Fonte: Portalodia.com

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui