No mês de abril é comemorada a conscientização do autismo e o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Augusta de Jesus, localizado na zona Sudeste de Teresina, sediou a realização de uma formação na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), com a participação de Auxiliares de Apoio à inclusão. Também participaram da ação os profissionais dos CMEIs Tia Eutália e Maria José Arcoverde.
Os auxiliares de educação inclusiva são responsáveis pelo cuidado individualizado aos alunos com deficiência que frequentam as escolas regulares, prestando apoio às atividades de locomoção, higiene, alimentação e auxílio nas atividades pedagógicas. A formação visa oferecer subsídios para aperfeiçoar o atendimento aos estudantes com deficiência no ambiente escolar.
A formação foi ministrada pela professora da sala de AEE, Elisângela Fernandes, e teve como objetivo demonstrar que essas profissionais têm relação direta com o trabalho escolar, sobretudo com o processo de inclusão dos alunos com deficiência. Para a professora Elisângela Fernandes, formações como essa são fundamentais porque proporcionam grande aprendizado.
“A formação foi bastante proveitosa, visto que tivemos um momento de reflexão e escuta sensível com as Auxiliares de Apoio à Inclusão, no sentido de trabalhar em conjunto com o professor da sala de aula regular para melhorar a adaptação e dar o suporte aos alunos com alguma deficiência física, intelectual ou transtorno específico”, disse a professora.
Em outro momento dentro da programação houve um café da manhã afetivo, com a presença das mães de alunos autistas. Houve uma roda de conversa sobre a importância da conscientização mundial do autismo e falas das mães sobre seu cotidiano, além de orientações diversas.