Ele possui diversos prêmios, como de melhor artigo do ano pela Sociedade Europeia de Urologia.
Em sessão solene, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) concedeu a Medalha do Mérito Legislativo Dr. Dirceu Arcoverde a Aurus Dourado Meneses, médico e membro da Sociedade Brasileira de Urologia e da Sociedade Europeia de Urologia. A iniciativa da homenagem foi do deputado Marden Menezes (Progressistas).
Em fala emocionada, Aurus Dourado afirmou que a honraria transcende o reconhecimento pessoal, é uma homenagem aos seus pais, que com humildade e determinação ensinaram o valor da dedicação e do trabalho duro. Ele disse que sua jornada é uma missão para honrar os esforços da sua família.
O homenageado relatou que após sua formação em São Paulo, voltou a Teresina, onde não existia a cultura de cirurgia laparoscópica, e ele foi o primeiro a fazer esse tipo no Piauí. A partir daí, com o apoio do Hospital São Marcos, tornou-se comum a realização de cirurgias minimamente invasivas, tanto em pacientes privados quanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Aurus Dourado tornou-se bastante conhecido na área médica por, por exemplo, ter sido um dos primeiros do mundo a fazer planejamento 3D das cirurgias e por ser professor convidado de diversas universidades da Europa e dos Estados Unidos. Ele destacou que isso foi possível trabalhando e estudando em Teresina, o que mostra a força da população do Piauí.
“Esta medalha é um testemunho da força que reside em todos os piauienses. É um lembrete que temos nossas dificuldades, mas mostra que podemos impactar o mundo em que vivemos. Que essa medalha sirva como símbolo de que todos os sonhos são alcançáveis”, afirmou o médico.
Marden Menezes disse que esse é o maior prêmio de admiração que o Legislativo piauiense pode dar a um profissional da saúde. “Dr. Aurus é referência na área da medicina, em sua especialidade que escolheu. Ele é uma referência para todos nós, para o país, e é um nome que eleva e leva o Piauí ao planeta. Essa construção do perfil profissional do Aurus o leva a alcançar lugares que poucos piauienses conseguiram”.