A Instituição foi criada há 93 anos e acolhe idosas em situação de vulnerabilidade.
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) está realizando a reforma do abrigo São José, em Parnaíba. A casa acolhe pessoas idosas que estão vivendo em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos buscando o bem-estar físico e mental das pessoas idosas. Aos poucos, o Abrigo São José está sendo reestruturado e está nascendo um ambiente agradável e acolhedor”, declara a superintendente da Pessoa Idosa da Sasc, Gilvana Gayoso.
A casa de acolhimento conta com diversos espaços como quartos, refeitório, banheiros, parte administrativa e uma capela.
De acordo com a Coordenação de Engenharia da Sasc, a obra está com 40% dos serviços executados e vai melhorar toda a estrutura do prédio, com a troca do piso, correção das rampas de acessibilidade, troca de portas, de vasos sanitários, revisão elétrica, retelhamento, ampliação da lavanderia, bem como reestruturação das salas de enfermagem, farmácia, fisioterapia e sala administrativa. A obra, orçada em R$ 450 mil, está sendo executada com recursos do Tesouro Estadual e tem previsão de conclusão em 90 dias. A Sasc também adquiriu para o local materiais, equipamentos e eletrodomésticos.
“É uma história de quase um século dedicado a amparar pessoas idosas. O prédio é muito antigo e estava precisando demais dessa reforma, por isso, estamos muito felizes com a obra”, afirma o coordenador da instituição, Silas Sales.
O Abrigo São José foi inaugurado, em Parnaíba, há 93 anos, sendo uma iniciativa da Sociedade Feminina de Assistência aos Pobres, formada por senhoras que tinham o desejo de ajudar pessoas carentes a regularizarem o terreno. Só muitos anos depois, o Governo do Estado assumiu a entidade.
Atualmente, a Casa conta com algumas parcerias para manter os serviços de saúde em dia, dentre elas, o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA), com atendimento geriátrico, e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPAR), com atendimento de fisioterapia e pedagogia.