Carreta da Mamografia atende mulheres da zona Sudeste de Teresina

Teresina (PI), 9 de julho de 2025 – Mulheres do Residencial São Paulo, na zona Sudeste de Teresina, foram atendidas nesta quarta-feira (09) pelo serviço da Carreta da Mamografia, projeto que leva exames gratuitos de prevenção ao câncer de mama para comunidades da capital. A ação é promovida pelo Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), em parceria com a Clínica Clinimagem. O serviço itinerante tem como objetivo principal ampliar o acesso à saúde preventiva, especialmente para mulheres que enfrentam dificuldades para realizar esse tipo de exame na rede pública.

 

A mamografia é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, e pode detectar alterações antes mesmo dos primeiros sintomas aparecerem. Quando identificado no início, o câncer de mama tem altas chances de cura, tornando o acesso ao exame um fator essencial para salvar vidas.

Para Francisca Maria, moradora da comunidade, a presença da carreta representa um grande alívio para as mulheres da comunidade, pois segundo ela, muitas não dispõe de recursos para procurar clínicas particulares. Já pelo SUS, ela conta que a aprovação demora muito e desmotiva as mulheres que precisam cuidar do lar e muitas vezes ainda trabalham fora.

“Tem uma demora muito grande na regulação desse exame pelo SUS. A espera pode chegar até 12 meses. Aí, tendo esse serviço perto de casa, facilita a nossa vida e nos dá mais segurança”, afirmou Francisca Maria.

Comunidade reconhece a importância

O líder comunitário César Oliveira, da Associação de Moradores do Residencial São Paulo, também destacou a relevância do projeto.

“Muitas mulheres não têm tempo nem recursos para procurar atendimento particular ou esperar tanto pelo SUS. A carreta veio em boa hora”, disse.

Expansão do serviço

O suplente de vereador Roberval Queiroz informou que a vinda da Carreta da Mamografia foi uma solicitação feita por ele ao Governador Rafael Fonteles e à médica e gestora Dra. Mônica Tapety.

“Outras comunidades da região Sudeste e de outras zonas da cidade também serão contempladas em breve”, garantiu Roberval Queiroz.

O projeto segue circulando por Teresina e outras regiões do estado, reforçando o compromisso com a promoção da saúde feminina e com o diagnóstico precoce, especialmente entre mulheres que mais precisam.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui