Projeto Usina Cultural reúne artistas e empreendedores no Grande Dirceu

Teresina (PI), 4 de julho de 2025 – A Praça Cultural do Dirceu, na zona Sudeste de Teresina, foi palco de arte, cultura e empreendedorismo popular nesta sexta-feira (4), durante a realização do Projeto Usina Cultural. O evento reuniu dezenas de artistas locais e empreendedores, atraindo um grande público e marcando a retomada de atividades no espaço público.

A iniciativa foi idealizada e produzida pelo produtor cultural Bibi Abdalla, com apoio da Associação Piauense de Incentivo à Cultura, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB/Piauí, com fomento do Ministério da Cultura, Governo Federal e Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PI).

Cultura e renda na praça

Segundo Bibi Abdalla, o evento foi um verdadeiro sucesso. “A resposta do público foi muito positiva. A comunidade saiu de casa para prestigiar os artistas locais que tanto precisavam de um espaço digno para se apresentar”, destacou. Ele também ressaltou o papel do evento no fortalecimento da economia criativa: “Unimos arte e empreendedorismo, ajudando pequenos empreendedores a gerar renda extra para suas famílias”.

Para o produtor, o retorno das atividades na Praça Cultural do Dirceu é também um marco simbólico: “Há tempos esse espaço estava esquecido. Demos o pontapé inicial para que outros projetos culturais retornem e ocupem o lugar que é do povo.”

Destaques da programação

Entre as atrações da noite, o destaque ficou por conta do humorista Dirceu Andrade, que arrancou risos do público com seu show de stand-up. Em sua fala, ele exaltou o potencial cultural da região: “O Dirceu sempre foi um celeiro de talentos. Eventos como o Usina Cultural são essenciais para trazer o povo de volta para a praça e fortalecer nossa identidade”.

A programação contou ainda com apresentações de grandes nomes da cena local como André Veras, Laio Oliveira, Trio Mandacaru, Vyny Andrade, Elizabeth Battali, Robson Marley, além de atrações culturais tradicionais como o Grupo Remanso de Capoeira, Boi Imperador da Ilha e a Quadrilha Balança Matuto. O público também participou de um animado aulão de zumba, e o encerramento ficou por conta do show cover “Isso é Calypso”, que levou o público ao delírio.

O Projeto Usina Cultural reafirma a força da cultura produzida nas periferias e mostra que o povo do Grande Dirceu continua sendo protagonista da arte popular piauiense.

portalcmn.com.br/wp-content/uploads/2024/02/IMG_3215.gif

Comentários no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui