Evento foi realizado durante simpósio que faz parte das atividades do Junho Violeta.
A Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) realizou, na última sexta-feira (21), em Parnaíba, mais um evento alusivo ao Junho Violeta. Foi o 1º Simpósio para Conscientização de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, no Auditório da OAB. O evento foi idealizado pela equipe técnica do Abrigo São José, com o objetivo de promover o debate em importantes assuntos relacionados à violência contra a pessoa idosa. “Respeito a Todas as Fases da Vida – Junho Violeta” foi o tema principal.
O coordenador-geral do Abrigo São José, Silas Sales, deu boas-vindas aos convidados, ao lado da coordenadora Edilene França, da Superintendência de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. A assistente social da Sasc e membra do Conselho Estadual da Pessoa Idosa, Fabiana Almeida, falou sobre cidadania na terceira idade e garantia de direitos.
O defensor público, Marcos Antônio Siqueira da Silva; a professora e doutora Heloisa Marques, da Universidade Federal Delta do Parnaíba (UFDPAR); e a advogada Lina Mello, presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa e da Pessoa com Deficiência participaram do debate. “A violência é um assunto de extrema importância e relevância que deve ser debatido com austeridade e compromisso por todos nós. Foi uma honra participar desse evento, a Defensoria Pública precisa desse vínculo”, disse Marcos Antonio.
Para a professora Heloisa Marques é muito importante criar essa rede de proteção para as pessoas idosas, acompanhar de perto as necessidades dessas pessoas para melhorar e garantir os seus direitos.
De acordo com os organizadores, participaram do 1º Simpósio estudantes da UFDPAR, faculdades de Parnaíba, representantes do município de Cocal dos Alves e colaboradores do Abrigo São José. “São muitas as formas de violência contra a pessoa idosa, desde o abandono, violência física e psicológica. A Sasc está em permanente campanha de enfrentamento à violência, sobretudo, contra a pessoa idosa”, finaliza a superintendente da Pessoa Idosa, Gilvana Gayoso.