O Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda vai realizar neste sábado (21) a 2ª Feira de Produtos e Profissões, no Residencial Portal da Alegria, das 8h às 12h. A feira deve levar os resultados obtidos pelo projeto para a comunidade beneficiada com o Programa Minha Casa, Minha Vida.
No dia do evento, será possível conferir exposição e comercialização de produtos, divulgação dos serviços dos profissionais autônomos da região, atividades recreativas, atrações musicais. Também serão ofertados serviços gratuitos de beleza, oficinas de artesanato, distribuição de mudas e emissão de carteiras de trabalho. O Balcão do Trabalhador prestará serviços de orientação profissional e empresas da área de recrutamento estarão presentes no evento fazendo a seleção de candidatos.
De acordo com Samara Pereira, superintendente executiva da Fundação Wall Ferraz, a feira será realizada com os alunos da comunidade que participaram de cursos profissionalizantes oferecidos pela fundação. “Será um momento de fortalecimento da comunidade, de geração de renda e de oportunidade profissional para os egressos dos cursos”, pontua Samara Pereira.
Durante os cursos, as famílias foram assistidas por recreadores infantis para acompanhamento das crianças, de modo a facilitar que seus responsáveis realizassem tranquilamente as atividades de capacitação profissional. Outro importante parceiro foi a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que realizou rodas de diálogos sobre gênero, visando o enfrentamento da desigualdade de gênero e empoderamento feminino.
Além dos cursos, os alunos também participaram de um Workshop de Qualificação Profissional, e ainda de uma seleção de emprego realizada através de uma parceria com empresas da capital.
O Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda faz parte de uma ação que envolve o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CAIXA), do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Fundação Wall Ferraz (FWF), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e da Fundação Padre Antônio Dante Civiero (FUNACI).