Mercado de trabalho exige novo perfil do profissional Agente de Portaria

Monitoramento do controle de acesso de pessoas, mercadorias e veículos. Essas talvez sejam as principais funções de um Agente de Portaria, mas certamente não são as únicas. Um dos diferenciais é o conhecimento dos sistemas eletrônicos de segurança, como câmeras e alarmes. Em instituições públicas, além de identificar visitantes, o profissional recebe recados e encaminha-os a setores ou pessoas responsáveis, recebe, separa e distribui jornais e correspondências. Quando o assunto é qualificação, o profissional pode fazer cursos voltados para proteção, identificação de indivíduos suspeitos e técnicas de abordagem.

Para o especialista em Segurança Pública e Privada e instrutor da Fundação Wall Ferraz, Evandro Dórea, ser um profissional bem qualificado contribui para a redução do número de acidentes de trabalho, na identificação de riscos e na antecipação às ações dentro do estabelecimento, seja ele público ou privado: Um bom Agente de Portaria deve ser atencioso, responsável, pontual e ter um bom relacionamento humano. Lidar com pessoas de diferentes níveis sociais e intelectuais é uma função diária desse profissional. Portanto, ele terá que saber se relacionar bem com todas elas. Além disso, devemos levar em consideração o volume de investimento e sofisticação tecnológica que são aplicados para segurança e é cada vez mais importante e essencial que a qualificação do profissional acompanhe essa evolução”, pontua.

“Essa é uma profissão sempre requisitada pelo mercado de trabalho, especialmente em Teresina, onde tem se ampliado o número de condomínios e espaços fechados e se requisita uma maior qualificação que é o que nós temos buscado oportunizar através dos nossos projetos de qualificação e capacitação profissional, ” afirma a presidente de Fundação Wall Ferraz, Samara Pereira.

Este ano, a Fundação Wall Ferraz ofertou cerca de 170 vagas para o curso de Agente de Portaria. O curso aconteceu nos Centros de Capacitação dos bairros Dirceu II, Parque Alvorada, Redenção, Cerâmica Cil e no Conselho Comunitário do Povoado Boa hora através do Projeto Profissionalizar Teresina. O Projeto de Capacitação Profissional para Produtividade e Renda ofertou o curso para os beneficiários do programa habitacional “Minha Casa, Minha Vida”. O curso foi realizado no Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) do bairro Porto Alegre, zona Sul da cidade.

Todos os cursos ofertados pela Fundação Wall Ferraz são gratuitos e estão distribuídos em todas as zonas da cidade, contemplando as áreas de Alimentação, Ambiente e Saúde, Beleza e Estética, Gestão de Negócios, Informática e Infraestrutura e tem como principal objetivo leva

Comentários no Facebook

2 COMENTÁRIOS

    • O curso de Agente de Portaria encerrou recentemente, no caso iremos verifica as demandas de cada região e possivelmente ofertar novamente no próximo ano.
      Aguarde e acompanhe nossas redes sociais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui